Durante a correria do dia a dia, vários imprevistos podem ocorrer. O seguro residencial é uma forma eficaz de resguardar você, sua família e seu imóvel de qualquer acontecimento inesperado. Depois de realizar o sonho de ter um imóvel – seja próprio ou alugado -, garantir que seu patrimônio está seguro é uma ótima opção.

Quando se fala em seguro residencial, muitas dúvidas podem surgir. Como essa proteção funciona? Quais são as situações e os danos que o seguro indeniza? Quais são as coberturas disponíveis para contratação? Pois bem, no texto abaixo tentaremos esclarecer um pouco dos questionamentos mais frequentes.

O que é o seguro residencial?

Sabe aquele tipo de preocupação que não te deixa em paz quando você está longe de casa? Furto, incêndios, danos elétricos, vendavais e chuvas fortes… Esses são apenas alguns exemplos de situações que podem trazer danos e prejuízo ao proprietário de um imóvel. 

O objetivo do seguro residencial é proteger imóveis dessas e de diversas outras situações. Trata-se de um produto muito acessível, se comparado aos custos dos transtornos que ele tem a função de minimizar.

Basta colocar os números no papel para entender que esse tipo de seguro é muito vantajoso. Afinal, os riscos de perdas financeiras relacionados à casa, geralmente, são bem significativos.

Cabe lembrar que os seguros residenciais podem servir tanto para imóveis de uso habitual nas cidades quanto para casas de temporada na praia ou no campo, próprias ou alugadas.

Como funciona o seguro residencial?

O seguro residencial é totalmente personalizável e pode ser adaptado às necessidades de quem o está contratando, inclusive para coliving e até mesmo para imóveis que estão em plataformas de locação de temporada. Existe sempre a chamada “cobertura básica”, que é a mínima necessária para a contratação do seguro. Nela, já estão amparados os danos por incêndio, explosão, fumaça e até por uma queda de aeronave.

A partir da cobertura básica, o segurado tem a possibilidade de personalizar o seguro com as coberturas que fazem mais sentido para cada imóvel e região. A seguir relacionamos algumas das opções de coberturas adicionais, geralmente, oferecidas pelas seguradoras.

Incêndio, explosão e fumaça

Essa é a chamada “cobertura básica” e, por questões legais, é de contratação obrigatória em qualquer seguro residencial. Ela cobre o imóvel e os bens de prejuízos causados por incêndios ou explosões que começaram dentro do imóvel, ou, dependendo da situação, fora dela. Também ampara os danos em caso de uma queda de aeronave, por exemplo.

Se houver um acidente com fogo na cozinha ou até a explosão do seu botijão de gás, ou mesmo de uma panela de pressão, diversos elementos da casa ficariam comprometidos. A partir dos prejuízos comprovados, a seguradora fica responsável pela indenização dos valores gastos com a recuperação deles.

Roubo ou furto de bens

Infelizmente, a todo tempo estamos sujeitos  às ações de pessoas malintencionadas. Mesmo que as precauções sejam tomadas, sua casa pode ser vítima de uma invasão.

A cobertura para a subtração de bens foi criada com o objetivo de oferecer um amparo em caso de roubo ou furto à sua casa. Os danos que o imóvel sofreu ao ser invadido também são cobertos, ou seja, protegidos por essa garantia.

Danos elétricos

Segundo dados levantados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país com maior número de incidência de raios em todo o mundo? Para se ter ideia, o órgão estima que os prejuízos anuais causados por esse fenômeno em território brasileiro ultrapassem a casa de R$1 bilhão.

Por isso, os problemas que eles podem causar à rede elétrica, aos aparelhos eletrônicos e aos eletrodomésticos devem ser levados a sério. A cobertura de danos elétricos foi pensada, justamente, para os danos aos equipamentos eletrônicos e instalações elétricas da sua casa.

Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo

Vendavais, chuvas de granizo e ventos fortes podem causar sérias complicações ao seu imóvel. Nessa cobertura, o contratante é indenizado caso aconteçam danos ao seu imóvel e aos bens que estiverem dentro da casa. 

Perda ou pagamento de aluguel

Essa é uma cobertura que não é tão conhecida por algumas pessoas, mas realmente muito útil em caso de necessidade. Ela se aplica às situações em que o imóvel sofre um sinistro e os moradores precisam desocupar o local provisoriamente.

Caso o imóvel fique interditado, a seguradora paga o aluguel de outro lugar para que o morador fique provisoriamente. Se você tiver um inquilino e acontecer um sinistro no imóvel nas mesmas condições, a cobertura banca a locação que ele deixaria de pagar a você.

Responsabilidade civil familiar — danos a terceiros

A cobertura de responsabilidade civil familiar ampara situações onde algum morador da residência, ou mesmo um animal de estimação cause algum dano a alguém. Como um vazamento no seu imóvel que atinge o imóvel do seu vizinho, um vaso que cai do seu apartamento, atingindo um carro na garagem do condomínio.

Nesse caso, a cobertura de responsabilidade civil familiar vai ajudar. Também podemos citar situações mais cotidianas, como um filho que quebra mercadorias de uma loja ou até quando o seu animal de estimação morde uma visita em sua casa.

Negócios em casa

Como sugere o próprio nome, a cobertura “Negócios em Casa” foi desenvolvida para quem possui um negócio dentro de casa, seja ele aberto ao público ou não. Ela ampara os danos aos bens de escritórios e pequenos negócios que funcionam dentro da residência segurada, como cabeleireiros, papelarias e até pequenas franquias.

Quebra de vidros

Quando essa cobertura é contratada, o seguro indeniza um valor, de acordo com o que você contratou, para a reposição de vidros que foram danificados. Estão amparados aqueles de box de banheiro, vidros de varandas e até do cooktop. Também está coberta a quebra de espelhos e louças sanitárias.

Vazamento de tubulações

Garante a indenização para os danos que seu imóvel e o que está dentro dele sofrerem por conta de um vazamento de água, caso isso tenha acontecido pelo rompimento de tubulações e encanamentos do seu lar.

Roubo ou furto de bicicleta

Não é por acaso que a utilização da bicicleta como meio de transporte ganha cada vez mais adeptos. Sustentável, econômica e benéfica para a saúde, ela pode servir tanto para a locomoção do dia a dia quanto para os momentos de lazer com a família.

Essa proteção é válida para a sua bicicleta, independentemente de ela ter sido levada ou danificada dentro ou fora da residência. Se você a transportar em um veículo e sofrer uma colisão, ela também estará amparada.

Você já deve ter percebido, até aqui, a importância da contratação dessa modalidade de seguro. Os benefícios do seguro residencial são inúmeros: custo-benefício, proteção, praticidade na contratação e a possibilidade de contratar o serviço de forma personalizada – de acordo com suas necessidades.

Dica da Viva o Bairro: lembre-se que antes de contratar o seguro, é importante conversar com o corretor e solicitar todas as informações relativas às regras do serviço. Avalie bem se você se encaixa na cobertura e se ela é realmente adequada às suas necessidades.