A cada dia que passa, o número de trabalhadores autônomos não para de crescer no Brasil. Os trabalhadores por conta própria no país chegaram a 24 milhões de pessoas no trimestre encerrado em Maio deste ano. O número é 1,4% superior ao registrado no trimestre encerrado em fevereiro deste ano (mais 322 mil pessoas) e 5,1% maior do que o observado no trimestre finalizado em maio de 2018 (mais 1,17 milhão de pessoas).

O contingente de trabalhadores autônomos no Brasil é recorde da série histórica, iniciada em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é verdade que muitos desses trabalhadores têm uma dúvida em comum a respeito do ramo imobiliário: sendo um trabalhador autônomo, consigo financiar um imóvel? E é justamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Continue a leitura e descubra o que é necessário para financiar o seu apartamento próprio sendo autônomo.

O que é um trabalhador autônomo?

Seja por necessidade ou por opção, o trabalho formal – muito conhecido por ter a carteira de trabalho assinada – está dividindo seu espaço no mercado de trabalho com outra modalidade de profissionais: os autônomos. Considera-se trabalhador autônomo todo profissional que exerce sua atividade sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviço é de forma eventual e não habitual.

E como as características deste formato autônomo são diferentes do trabalho formal, na hora de realizar o sonho de comprar o apartamento próprio, surgem diversas dúvidas sobre o processo de financiamento de um imóvel. Vamos esclarecer algumas delas, a seguir!

Não tenho carteira assinada. Posso financiar um imóvel?

Esse com certeza é o principal questionamento quando o assunto é trabalhador autônomo e o mercado imobiliário. E não é por menos já que por muito tempo, a única forma de comprovar a renda para as instituições financeiras e bancos, era apresentando a carteira de trabalho assinada ou seu contracheque. No entanto, para se adaptar à realidade, esse processo passou por muitas modificações e hoje o profissional autônomo pode contar com novas possibilidades. 

comprovação de renda é um dos processos mais importantes para a aprovação de um financiamento imobiliário, afinal essa é a forma que o banco tem de analisar a viabilidade do negócio e garantir que a quitação do imóvel seja feita de maneira segura. 

Então, se para realizar um financiamento é preciso comprovar renda e hoje em dia o autônomo tem outros meios para comprovar o rendimento mensal, além do contracheque. A resposta é: sim, é possível financiar um imóvel sem ter a carteira assinada. 

Formas de comprovar renda sem contracheque

  • Declaração de imposto de renda (IR): mesmo que o trabalhador autônomo seja isento do pagamento de impostos, a declaração anual do imposto de renda serve como um comprovante de rendimento. Por isso é importante manter essas declarações em dia. 
  • Extratos bancários: existem algumas dicas para que o trabalhador autônomo utilize a sua movimentação bancária como um comprovante de renda. Por exemplo, é interessante usar somente uma conta para registrar essas movimentações, evitar utilizar o limite do banco e manter essa conta sempre ativa. 
  • Também é possível comprovar renda por meio do Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Um documento emitido por Pessoa Física que comprova a prestação de atividade remunerada, seja para uma empresa ou contratante particular. 

 

Essas são algumas das formas possíveis de comprovar renda para conseguir entrar no processo de financiamento imobiliário. Hoje em dia, o trabalhador autônomo pode ter o crédito aprovado com mais facilidade, receber boas condições de pagamento e até obter juros e prazos mais baixos, já que os bancos querem atingir mais pessoas para serem beneficiadas, tanto físicas como jurídicas. 

 

Se você é autônomo e teve sua dúvida esclarecida, chegou a hora de organizar as finanças e começar a pesquisar qual é o imóvel ideal para você. A Viva o Bairro te ajuda a entender suas necessidades e a encontrar o apartamento que se encaixa melhor nas suas exigências. Conheça agora mesmo todos os empreendimentos disponíveis ou entre em contato com nossa equipe. Será um prazer ajudar na realização do seu sonho.