O imóvel já é seu, tudo que vem pela frente agora são aqueles pequenos prazeres como escolha dos móveis, da iluminação, dos elementos decorativos e, é claro, das plantas que dão um toque todo especial ao ambiente. Afinal, não é porque você mora em um apartamento que precisa abrir mão de jardinagem. O espaço pode ser um limitador para algumas espécies de plantas, mas nem por isso você deve abrir mão dos benefícios que as plantas trazem para o ambiente.

E, se você não tem esse hábito, cuidado! Cultivar plantas em casa pode ser tornar vício, só que positivo. Não é atoa que em 2020, um ano tão desafiador para a economia, o mercado de floriculturas fechou o ano com faturamento de 10% acima do ano anterior.

Dito isso, vamos deixar aqui algumas dicas sobre quais as melhores plantas para apartamento. Abaixo, você pode conferir quais as espécies mais indicadas para ter dentro de casa e como cuidar de cada uma delas.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge cresce conforme a incidência de luz que recebe, por isso adapta-se a qualquer ambiente.. Seu visual remete a espaços modernos e combina muito bem com decorações no estilo minimalista.

Samambaia Americana

A Samambaia Americana tem folhas mais rígidas, densas, longas e retilíneas que precisam de alguns cuidados básicos: é necessário prestar atenção quanto à umidade do solo, por isso a rega é frequente. É aconselhado que elas não fiquem diretamente expostas ao sol e ventos fortes, por isso o melhor ambiente para a samambaia são lugares frescos, com ventos fracos, luz natural e grande quantidade de água.

Jibóia

Esse tipo de planta para apartamento, que cresce para baixo, necessita ficar em lugares com sombra e temperaturas mais amenas. Fácil de cuidar, a Jiboia se adapta muito bem em ambientes internos. Regue-a cerca de três vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. A cada três meses providencie uma adubação com húmus de minhoca.

Cactus e Suculentas

Os cactos e as suculentas são plantas ótimas para ambientes internos. Exóticas, bonitas, resistentes e fáceis de cuidar, elas se adaptam em condições extremas. Existem milhares de espécies com diferentes tamanhos, formatos, cores, ótimas opções para quem quer ter várias plantas dentro de seu apartamento.

Você sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto? A diferença está na presença das folhas. O cacto não possui, já a suculenta sim.

Palmeira-ráfia

Muito bonita e fácil de cuidar, esse tipo de palmeira é ideal para ser cultivada em salas de estar, por conta do seu tamanho mais avantajado. A Palmeira Ráfia deve ser mantida protegida do sol, mas em um ambiente com boa qualidade de luz natural. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, geralmente uma vez por semana.

Bambu da sorte

Essa espécie não gosta muito de luz e adora umidade ótima para ser colocada até mesmo em banheiros. Ainda assim, você precisa ter o cuidado de regar constantemente. Segundo a filosofia do Feng-Shui, é uma planta que traz boas energias.

Lírio da paz

As folhas brancas dessa planta não podem receber luz direta do sol ou são queimadas. Dessa forma, ambientes com sombra são seus melhores amigos. O solo deve ficar úmido – média de 3 irrigações semanais. Com o passar do tempo, sua folhagem se esverdeia. Cuidado: essa é uma planta tóxica, então mantenha crianças e animais longe dela.

Essas são só algumas das espécies que você pode ter. A natureza é abundante e oferece várias possibilidades para quem quer estar mais em contato com ela, mesmo que seja dentro de casa. O segredo de cultivar plantas em seu apartamento é sempre estar atento às necessidades que elas apresentam. As plantas são seres com vida e, assim como nós, dão indícios de quando estão precisando de água, sol, adubo, poda e outros cuidados.  Dê a elas atenção e carinho para que tenham uma vida longa e assim possam manter seu lar sempre mais bonito e agradável. 

Para quem mora no Menino Deus ou nas redondezas e se animou com a possibilidade de ter umas plantinhas no seu apartamento novo, a Viva o Bairro recomenda a Floricultura De Cristal, localizada ao lado do do Barra Shopping.