Morar perto do trabalho, ou o mais próximo possível dele, é uma decisão que traz inúmeros benefícios, não só para a vida profissional mas também para a pessoal. Além de evitar atrasos, estresse durante o trajeto e aumentar a produtividade, essa escolha contribuiu e muito para a qualidade de vida de quem trabalha e do restante da família que pode estar reunida por mais tempo. Nós da Viva o Bairro, concordamos com isso, não é à toa que escolhemos o Menino Deus para morar e trabalhar. Abaixo listamos algumas vantagens para serem levadas em consideração no momento de decidir o local para morar. Confira!

  1. Menos tempo no trânsito

Só quem enfrenta, diariamente, o trânsito de uma cidade grande sabe o quão desgastante isso pode ser. Se levarmos em conta que o deslocamento de quem trabalha em um horário convencional acontece bem nos horários de pico, podemos imaginar que são horas perdidas em engarrafamentos constantes, ruas e avenidas obstruídas, problemas para estacionar o carro, possibilidade constante de multa e por aí vai. Para quem mora muito longe do emprego, essa situação fica pior ainda. No entanto, tudo isso acaba ao morar perto do trabalho, já que o trajeto é curto e, em muitos casos, pode ser feito a pé ou mesmo de bicicleta— hábito que faz um bem tremendo para sua saúde e para a saúde do planeta.

  1. Fazer as refeições em casa

Outro benefício em morar perto do trabalho é que você tem a oportunidade de fazer suas refeições em casa. Esse é um detalhe que parece ser pequeno, mas que faz muita diferença para as pessoas que fazem alguma dieta restrita, que tem algum tipo de intolerância alimentar, que preferem cozinhar seu próprio alimento ou, então, para quem não abre mão de compartilhar a refeição com a família e de ter alguns minutinhos para relaxar em casa. 

  1. Menos gastos

A gasolina não para de aumentar! Ao se locomover a pé ou de bicicleta até o trabalho ou fazer as suas refeições em casa, é possível reduzir (e muito) as despesas mensais com combustível Além disso, estacionamento, manutenção do carro, idas diárias a restaurantes, cantinas e lanchonetes também consomem uma fatia grande do orçamento mensal. Dá até mesmo para começar a poupar o dinheiro que seria gasto com esses fins. Com o tempo, essa economia pode ser revertida, por exemplo, para uma reforma em casa ou para renovar a decoração do seu imóvel, fazer uma viagem ou investir em outro negócio. Tudo é questão de organização financeira!

  1. Mais tempo e disposição para fazer o que gosta

Outra vantagem de morar perto do trabalho é o fato de que você terá mais tempo para estar presente no dia a dia da sua família, dos seus amigos e também para se dedicar a algo que goste de fazer. Afinal, não precisará mais sair com horas de antecedência para trabalhar, nem voltar tarde e exausto depois de ter perdido horas no congestionamento. Já pensou no quanto pode ser bom chegar cedo em casa, poder marcar um compromisso com amigos e parentes? De quebra, ainda é possível aproveitar esse tempo extra no seu dia para investir em si. Fazer algum curso, praticar algum hobby ou se exercitar são opções fundamentais para o seu bem-estar e para a sua saúde física e mental e algumas vezes, na correria do dia a dia, deixam de ser prioridade.

  1. Mais foco e produtividade

Não tem jeito, o mundo está cada vez mais acelerado. Cabe a cada um, dentro da sua rotina, buscar opções que facilitem o dia a dia. Com todas as vantagens que mostramos até agora, já deu para perceber que morar perto do trabalho contribui diretamente para a sua qualidade de vida, reduzindo os seus níveis de estresse e ansiedade. Menos estresse e menos ansiedade são fatores essenciais para quem quer ter uma rotina mais produtiva e menos entediante para desempenhar melhor suas funções e atividades diárias com mais concentração e dedicação.

Como você viu, morar perto do trabalho traz diversas mudanças positivas para o seu cotidiano, por isso, vale a pena considerar essa alternativa. Escolher um imóvel para morar é uma decisão importante, se você trabalha na região central de Porto Alegre, não deixe de conhecer as opções da Viva o Bairro. Entre em contato!