Um anúncio bem feito é algo que pode fazer toda diferença para quem quer vender um imóvel. Existem vários pontos importantes para a construção do anúncio atraente e funcional, mas a fotografia certamente merece atenção especial.

Além da função de mostrar à propriedade, incluir boas imagens no anúncio desperta curiosidade e interesse dos compradores. Sempre que possível, recomendamos a contratação de um profissional especializado no ramo imobiliário, mas para se você é daquelas pessoas que gosta de colocar a mão na massa, saiba que existem algumas dicas que facilitam o trabalho e colaboram muito com o resultado final. 

Prefira a câmera ao celular

Hoje em dia já é possível fazer boas fotos com um smartphone, mas se você tiver a opção de usar uma câmera, opte por ela! Utilizando uma câmera de qualidade é possível tirar boas fotos mesmo estando em baixa luminosidade. Se a câmera for semiprofissional ou profissional, então, melhor ainda.

Organize o ambiente

Antes de começar o trabalho, é importante que o espaço esteja em bom estado para que as fotos fiquem boas e o imóvel seja valorizado. Limpeza e organização são fundamentais, mas para ter um resultado bem bacana, que tal tirar um tempo para fazer pequenos reparos (como pintura e acabamento) e investir em uma decoração sutil? Também é importante deixar o ambiente mais impessoal possível, a ideia é que o futuro comprador se identifique e sinta-se acolhido pelo ambiente. A primeira impressão é a que fica! 

Cuidado com a luz

A luz é um dos fatores mais importantes para uma fotografia de qualidade, por isso preste atenção em alguns detalhes. Prefira sempre a luz natural para fotografar, mas há horas do dia em que ela é ainda mais favorável. 

Pela manhã, por exemplo, você consegue a luz mais pura e natural, na parte da tarde o sol pode deixar a imagem muito chapada, dura. Ao fim de  tarde e à noite, a tarefa demanda mais cuidados. Se a luz natural estiver forte, é melhor fechar as janelas e acender todas as luzes do ambiente ou se houver cortina, tente esse filtro.

Seu imóvel tem uma vista bonita em um momento específico? Valorize o pôr do sol ou o amanhecer. Detalhes assim encantam os interessados.

Atenção ao momento de enquadrar a imagem

Explorar com cuidado o enquadramento é uma oportunidade de valorizar as imagens. O conteúdo fotografado – no caso o imóvel – deve estar mostrando o que o possível comprador quer ou precisa ver. 

A opção pelo formato horizontal ou vertical vai depender do objeto da fotografia. Se a foto é de uma estante ou de um banheiro pequeno, use o formato vertical. Já para mostrar uma sala por completo, aposte no horizontal. Tome cuidado para manter os objetos sempre bem posicionados e alinhados na foto, para que você não corte elementos pela metade. Isso pode quebrar a harmonia da foto!

Tire muitas fotos

A quantidade de imagens recomendada para mostrar um imóvel é de no mínimo 15 fotos. Mas, quanto mais detalhes você conseguir transmitir, melhor. Então, tenha esse número como base, mas fique a vontade para explorar a quantidade de fotos de acordo com o potencial do seu imóvel. Registre os ambientes de vários ângulos, os armários fechados e abertos (se houver), com as janelas abertas e fechadas, etc.

A foto de capa

A maioria dos anúncios dispõe de uma foto de capa, ela é a primeira imagem com a qual o comprador terá contato. Por isso, escolha bem a imagem e tente conectá-la com a chamada de texto. Uma dica é tirar uma foto da vista da sacada ou então do pôr-do-sol – é importante que seja uma imagem bonita e atrativa!Se o imóvel tiver área externa, piscina ou jardim jardins, saiba que essas também são ótimas opções.

Estabeleça uma lógica para montar a galeria

Organizar a galeria na ordem da visita faz muito sentido para quem está visitando a página. Por isso, é bacana disponibilizar primeiro os cômodos após a entrada da casa ou apartamento e seguir uma ordem de ambientes. Isso dá uma sensação de realidade que pode ajudar na visualização do imóvel pelo usuário. Incluir fotos do prédio ou condomínio e também de lugares legais próximos ao imóvel é uma boa opção, mas deixe-as para o final da galeria. 

DICA EXTRA

Para quem vai utilizar o celular para fazer as imagens, a dica é comprar ou pedir emprestado uma lente grande angular. Esse tipo de acessório permite que você registre um plano maior e dessa maneira possa trazer mais dimensionalidade à foto.  

DICA DE OURO

Reserve um tempo para investir na edição das imagens. Mexa na luz, no brilho, na nitidez e no contraste de suas fotos, cuidando para não tornar os efeitos muito exagerados. Pode parecer um mero detalhe, mas esse é um detalhe que contribui muito na atratividade do seu anúncio.

Os aplicativos abaixo são gratuitos e  podem ajudar nessa missão.

  • Adobe Photoshop Express
  • Snapseed
  • VSCO CAM
  • Adobe Lightroom

Com boas imagens feitas, a chance de vender seu imóvel aumenta. Vender um imóvel exige empenho e dedicação, mas, basicamente, é um processo de compra como outro qualquer. Por isso, trabalhe em todas as percepções que o cliente receberá durante o processo de compra.

Anuncie com a Viva o Bairro e tenha a certeza que seu imóvel será divulgado no melhor preço e você estará seguro durante todo o processo. Conosco você conta com as facilidades do anúncio gratuito, múltiplos canais de publicidade, além de parceria com imobiliárias locais para que a venda ocorra muito mais rápido.

Quer saber mais? Acesse o portal de anúncios ou entre em contato por WhatsApp.