Hoje reservamos esse espaço para falar de algo que mexe de verdade com o coração de todo mundo aqui na imobiliária: Porto Alegre, a Capital do estado do Rio Grande do Sul – uma verdadeira potência econômica, cultural e natural. Não é à toa que, mesmo depois de passar por tantos lugares, foi aqui o local escolhido para que os sócios da Viva o Bairro iniciassem a construção desse sonho.

Porto Alegre é uma das capitais mais dinâmicas do país, já que traz consigo belas áreas arborizadas e modernas combinadas ao adorável charme de uma cidade do interior. Culinária e gastronomia, polo de pesquisa e inovação, rota absoluta de shows internacionais, eventos, feiras e exposições compõem uma metrópole que pulsa diversidade, progresso e futuro. O diferente é que aqui tudo isso acontece embalado pelo canto dos pássaros, ao lado de uma roda de chimarrão, com a vista para o pôr do sol e em meio a uma imensidão verde representada por diversos parques, reservas ambientais e árvores que enfeitam suas ruas.

Porto Alegre tem uma das ruas mais bonitas do mundo

Em meio a um grande túnel de árvores está a Rua Gonçalo de Carvalho, entre os bairros de Floresta e Independência, que ficou conhecida – de forma não oficial – como “a rua mais bonita do mundo”. São quase 500 metros de calçadas onde mais de 100 árvores da espécie Tipuana estão enfileiradas. Algumas chegam a altura de um prédio de 7 andares fazendo com que a vista de cima seja ainda mais surpreendente. Em 2006, a rua foi decretada como um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município.

Inúmeros shows históricos já passaram por aqui

Porto Alegre é um dos maiores centros de entretenimento do país e, dentre outras atrações, passaram pela cidade dezenas de nomes conhecidos da música internacional como, por exemplo, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, The Platters, Credence Clearwater Revival, Metallica, Shaman, Eric Clapton, Roger Waters, The Cure, Echo and The Bunnymen, The Bolshoi, Sting, The Police, Rush, Rod Stewart, A-Ha, Dione Warwick, Bob Dylan, Jimmy Cliff, UB40, Mark Knopfler, Joe Satriani, Kiss, ABBA, Erasure, Nina Hagen, Shakira, Maná, Motorhead, Blind Guardian, Night Wish, Hammstein, Concrete Blonde, Julio Iglesias, Mercedes Sosa, Spy vs. Spy, Norah Jones, Diana Krall, Cyndi Lauper, R.E.M…. Ufa! Provavelmente algum show relevante ficou de fora dessa lista, realmente foram muitos!

A maior rivalidade do futebol brasileiro é daqui

O jornal inglês Daily Mirror fez a lista dos 50 maiores clássicos do futebol. O Gre-Nal aparece na nona posição, sendo considerado o maior do Brasil, à frente do Fla-Flu e de Corinthians x Palmeiras. Há quem duvide e acredito que o Gre-Nal é o maior clássico do planeta – alguém discorda? Inter e Grêmio trouxeram para Porto Alegre dois Campeonatos Mundiais, cinco títulos da Taça Libertadores, sete Copas do Brasil e cinco conquistas do Campeonato Brasileiro. Quem conhece sabe que até o vento sopra diferente aqui em dia de clássico.

Clima bom para todos os gostos

Porto Alegre é uma daquelas cidades do Brasil onde todas as estações são muito bem definidas. No inverno é bem frio, no verão é bem quente e, no meio disso, o outono e a primavera variam bastante para que possamos transitar com tranquilidade de um extremo para o outro. E tem algo melhor do que poder aproveitar bem um pouquinho de tudo que a natureza oferece? Aqui a gente pode desfrutar desse privilégio.

Pôr-do-sol inesquecível

O pôr-do-sol é diferenciado e quem diz isso, além dos apaixonados por Porto Alegre, é a ciência. Por estar longe da Linha do Equador, a luz solar, especialmente no inverno, demora mais para chegar à Terra. E quanto maior a distância percorrida pela luz na atmosfera, mais ela se decompõe, formando uma gama de cores no céu que deixa a vista do fim do dia especial.

Cidade cultura

De modo geral, a cultura de Porto Alegre, é muito rica, e fortemente influenciada pelos povos que se estabeleceram no estado e na cidade, especialmente os açorianos, os alemães e os italianos. 

Conforme pesquisa realizada pela J Leiva Cultura e Esporte, os porto-alegrenses consomem cultura de uma forma bem expressiva. A cidade destaca-se especialmente no que diz respeito a idas ao cinema, feiras de artesanato, shows e saraus. Valorização por parte da população, boa oferta e pioneirismo são uns dos motivos  apontados para que esse movimento aconteça. 

Porto Alegre é de uma pluralidade tão grande que não faltam versos – de músicas e poemas – para homenageá-la porque, de fato, só quem sente a energia que pulsa em cada canto da cidade entende a grandeza dessa cidade. 

Seguimos na torcida e, principalmente, fazendo nossa parte para que tudo volte logo ao normal para que todos possam aproveitar com tranquilidade tudo de bom que nossa capital tem. Quem também é apaixonado por Porto Alegre e está a procura de um lar para chamar de seu, entre em contatocom a gente.