A relação da Capital gaúcha com o barco à vela já completou um século de história. Foi na década de 1920 que alguns esportistas passaram a velejar pelo Guaíba e não demorou muito para que as primeiras regatas surgissem, em 1934. Exatamente naquele ano, em dezembro, foi fundado o Veleiros do Sul, primeiro clube de vela da cidade, com sede na Vila Assunção desde 1959.

Embora ainda seja do conhecimento de poucas pessoas, a vela está disponível para o público e é mais uma opção de lazer em Porto Alegre. Seja para quem quer evitar locais com aglomeração ou para aqueles que buscam o prazer de fazer uma atividade em meio a natureza, os passeios de veleiro pela orla do Guaíba tem ocupado um espaço cada vez maior nas escolhas de moradores e turistas. 

No ritmo do rio que mora no coração dos gaúchos, é possível ver Porto Alegre sobre uma outra ótica, sentir a brisa batendo no rosto e admirar o pôr do sol de dentro do rio. A rota do passeio fica a critério do cliente que pode escolher, inclusive, por velejar na região das ilhas.

Não é de hoje que o serviço é prestado por alguns velejadores que proporcionam passeios privativos, mas foi no ano passado que a atividade começou a ser tratada como negócio devido ao potencial apresentado e ao número de pessoas interessadas. Hoje em dia, existem diversas empresas investindo no ramo e o resultado disso é uma oferta de turismo de qualidade com experiências inesquecíveis  para os clientes.

Quando o assunto é personalização, o velejo se torna ainda mais incrível já que é possível contratar o e personalizar o passeio de acordo com a ocasião. Como? Com tábua de frios, espumante, cobertores para noites frias, varal de luzes, almofadas coloridas, playlist de música de acordo com o perfil do grupo, venda de vinhos e tudo mais que for necessário para um passeio memorável.

E para aqueles que gostam de viver a experiência por completo, é possível participar do velejo de forma bem ativa. Com supervisão dos profissionais, os clientes podem desamarrar as cordas, ajudar a levantar a vela e até assumir a cana do leme. 

Se interessou? Veja onde fazer e quanto custa um passeio de vela em Porto Alegre.

Bordo Certo

Passageiros: até 10 pessoas

Duração: de três horas a quatro horas

Local de embarque: diferentes clubes, a consultar

Contato: (51) 98137-0007 

E-mail: xico@bordocerto.com.br

Velejar do Sul

Passageiros: até cinco pessoas

Duração: a partir de duas horas

Local de embarque: Clube Veleiro do Sul

Contato: (51) 99123-1292 ou Instagram 

Lavienrose

Passageiros: apenas duas pessoas durante a pandemia

Duração: de três horas a oito horas

Local de embarque: Sava Clube

Contato: (51) 99172-0863

Navega POA

Passageiros: até 10 pessoas por barco (com a possibilidade de contratar mais barcos)

Duração: a partir de 3 horas

Locais de embarque: Clubes Veleiros do Sul e Jangadeiros e WakePoint

Contatos: (51) 99823-5644

Iate Oceano

Passageiros: até seis pessoas

Duração: de duas horas a 24 horas

Local de embarque: Clube Veleiros do Sul

Contato: fone (51) 99987-7963

Velejo no Guaíba

Passageiros: grupos de 5 a 7 pessoas por veleiro

Duração de passeio: aproximadamente 3 horas

Local de embarque: Clube Veleiros do Sul

Contato:  (51) 99925-2718

Veleiro Água Rasa

Passageiros: até seis pessoas

Duração do passeio: aproximadamente 7 horas

Contato: (51) 99797-9202

Clube Jangadeiros