Muita coisa mudou desde o início da pandemia de Covid 19 e o  lar tem sido o local mais seguro para se estar. Se você tem crianças em casa, o desafio é encontrar maneiras de entretê-las de forma divertida e diferente. Pensando nisso, a Viva o Bairro separou para você 10 dicas muito criativas para fazer a alegria da criançada no aconchego do seu lar.

Hoje você vai se convencer de que a casa pode ser um ambiente super super atrativo para as crianças. Para isso, basta uma dose de iniciativa e disposição. Em um primeiro momento pode até parecer trabalhoso, mas a gente garante uma coisa: o sorriso que você receberá vai compensar tudo!  

1) Cinema, filme e pipoca

A primeira dica desta lista é a mais fácil: transforme a sua sala em um verdadeiro cinema! Vale decoração típica, almofadas, iluminação escura e tudo o que uma rede real dá direito. Você pode até mesmo preparar uma bancada simulando os caixas e as informações.

Para deixar tudo ainda mais real, separe algumas opções de filmes e deixe com que as crianças escolham o seu preferido. Faça pipoca, doces e bebidas e “venda-os” em troca de um “preço”, que pode ser um abraço, um beijo ou uma dança engraçada. Com certeza as crianças irão se envolver na brincadeira e será um momento inesquecível.

2) Hora da leitura!

Bem como os filmes, os livros têm o poder de nos transportar para novos mundos e despertar a nossa imaginação. Além disso, são uma ótima oportunidade para diminuir o tempo dos filhos em frente à televisão, videogame, celular ou outros dispositivos eletrônicos – algo que traz vários prejuízos aos pequenos..

Para incentivar a leitura e tornar o hábito natural, deixe livros sempre disponíveis na estante e por perto. Mas é importante que sejam assuntos do interesse deles, com figuras, lúdicos, coloridos ou de algum personagem que eles já gostem.

3) Os jogos de tabuleiro estão sempre em alta

Assim como a leitura, os jogos de tabuleiro são bons para diminuir o tempo das crianças em frente aos eletrônicos. Embora muito mais populares antigamente, eles continuam sendo uma ótima opção para se divertir e para trabalhar o lado lógico.

Você pode fazer um campeonato com equipes e com prêmios simbólicos, lembrando-os que o importante é competir, e não ganhar. Prepare um ambiente confortável, como uma mesa, o chão ou até mesmo um gramado. Muitas crianças, inclusive, nunca tiveram um momento assim. 

4) Mão na massa!

Outra atividade que irá criar diversas lembranças em família é ir para cozinha. Você pode preparar um bolo ou alguma guloseima com a criançada, pois, além de ser super divertido, esse é um ótimo estímulo para estimular habilidades que favorecem o desenvolvimento, ensina cooperação e cria responsabilidade.

As opções são diversas e você só precisa ser criativo, unindo o útil ao agradável. Alguns exemplos são cupcakes, gelatina, mousse e pudim. Tudo depende do que vocês gostam de comer. Clique aqui para ver mais opções.

5) Faça um piquenique

Depois de ir para a cozinha e preparar um prato delicioso, você pode aproveitar para fazer um piquenique, aumentando ainda mais o momento em família. Na área de lazer do prédio ou até mesmo na sacada, um piquenique vai tirar seus filhos da rotina e deixá-los muito animados.

Prepare tudo com segurança, utilize garrafas térmicas para colocar as bebidas e copos de plástico. Se quiser incorporar de vez o clima de piquenique, utilize uma toalha xadrez. Não se esqueça de tirar fotos para registrar o momento!

6) Construa brinquedos sustentáveis

Sabe aqueles papéis, plásticos e papelão que não tem mais utilidade? Que tal dar uma nova utilidade para eles? Ensine seu filho a ser sustentável e a reutilizar esses materiais, mas não deixe que o ensinamento se torne maçante. Todo o trabalho e o resultado o deixarão bastante motivado e orgulhoso.

Na internet você encontra diversos vídeos e tutoriais ensinando como colocar a mão na massa passo a passo. O resultado pode ficar lindo e você poderá utilizá-lo para realmente decorar a sua varanda ou o quarto da criança.

7) Faça arte

Seguindo a dica do tópico anterior, a criança adora fazer arte e desenhar, pois assim ela estimula a criatividade. Então continue nessa linha e separe papéis de diversos tipos, cores e texturas, tesoura sem ponta, lápis de cor, cola, giz de cera, canetinha, pincel  e tinta e deixe a imaginação dos seus filhos fluírem.

Para facilitar a limpeza depois, não se esqueça de forrar o chão com papelão ou jornal. Os benefícios para os pequenos serão diversos, pois essa é uma atividade que estimula a capacidade cognitiva, a habilidade motora, a concentração e a aptidão à comunicação – leia mais.

 8) Crie uma caça ao tesouro

Você já brincou de caça ao tesouro quando era criança? Se sim, sabe como elas adoram essa brincadeira. Portanto, crie algumas charadas e faça com que seus filhos tenham que desvendá-las em troca de prêmios, que podem ser guloseimas.

A única regra é escolher lugares estratégicos para esconder as pistas ou objetos. Melhor ainda se você morar em um condomínio com área de lazer, pois terá à disposição mais espaços para se organizar. Com certeza será uma tarde muito animada, com muitas energias gastas. Se toda família participar, a brincadeira fica melhor ainda!

9) Deixe a criançada soltar a voz

Aumente o som e prepare a música preferida dos seus filhos. Cantar em um karaokê é uma ótima forma para diminuir o estresse, a ansiedade, melhorar a coordenação motora e até mesmo a respiração, além de ser muito divertido. E se você não tiver um aparelho, não se preocupe, pois hoje em dia existem na internet diversos vídeos com as letras da música e sem a voz do artista, para que a gente cante por cima. Só cuide com as regras do condomínio, o horário de silêncio é importante!

10) Acampar é pura diversão

Pegue os lençóis e transforme sua casa em um acampamento! Crie cabanas por cima das cadeiras e móveis e use a criatividade para entreter as crianças. Você pode contar histórias de fantasias com uma lanterna, cantar músicas, fazer jogos ou até mesmo assistir a um filme sob um colchão. Decore com mesinhas e luzinhas. Façam um piquenique, um jantar ou até mesmo passem a noite ali.

O importante é deixar a imaginação fluir. Essa é uma atividade que faz muito sucesso com as crianças.

Quebrar a rotina é essencial para esfriar um pouco a cabeça e se distrair. Aproveite esses momentos para estimular boas lembranças em família, são essas as lembranças que todos guardarão com o maior carinho. 

Nós, da Viva o Bairro, cada imóvel tem um motivo especial para existir. Por isso, nosso trabalho é encontrar os melhores imóveis que combinem com as necessidades que você procura. Entre em contato!