O Menino Deus é um bairro incrível, que oferece funcionalidade, lazer e praticidade – o que contribui para a qualidade de vida que a sua família merece. Mas, um dia perfeito no bairro só é completo com aquela passada na Feira Ecológica do Menino Deus – um atrativo entre os moradores que se vem consolidando como um ponto turístico. Ou seja, se você não é da região ou não mora em Porto Alegre, a feira está na lista de lugares  que você precisa conhecer!

A feira surgiu em 1994, a partir da iniciativa da Cooperativa Ecológica Coolméia (fechada em 2004) e funciona todas às quartas e sábados, dentro de um galpão na avenida Getúlio Vargas. Conta com inúmeras bancas de pequenos agricultores que vendem produtos frescos e orgânicos. Um lugar perfeito para você visitar toda a semana e garantir uma rotina de alimentação saudável.

A proposta da feira é oferecer boas escolhas aos consumidores e fortalecer a agricultura familiar. Por isso os produtos são 100% orgânicos e certificados. Além da variedade de vegetais, você pode levar para casa diversos itens produzidos artesanalmente. 

Na edição do meio da semana são comercializados legumes, frutas e verduras da estação, além de pães, bolos, suco de laranja e caldo de cana extraído na hora. No fim de semana, a feira reúne 60 expositores que vendem mais de 600 produtos orgânicos sem agrotóxicos, insumos químicos ou hormônios, produzidos por pequenos agricultores do Rio Grande do Sul.

Mais que “fazer a compra da semana”

Quem anda por entre as tendas tem a oportunidade de conhecer a história dos produtores e das famílias que têm na terra seu sustento. Através do exemplo e da alegria, essas pessoas provam que é possível plantar, colher e alimentar impactando positivamente a comunidade e o meio ambiente.

O espaço, ao longo de 26 anos de história, ultrapassou o conceito de comércio e se consolidou como um lugar de imersão, troca de saberes, cultura  e construção de relacionamentos. Não é incomum que turmas de  escolas e universidades sejam vistas na feira. Essa interação com a comunidade fortalece o vínculo das pessoas com o alimento, com os produtores e é um convite para quem quer entender a importância de conhecer a procedência, forma de produção, manejo e a sazonalidade do que é servido na mesa das famílias, todos os dias. 

Orgânicos e agricultura familiar

Os alimentos orgânicos são fundamentais e extremamente importantes para uma alimentação balanceada. Além de não serem cultivados com componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, eles não oferecem nenhum resíduo desses compostos para o nosso organismo, sendo mais seguros para a nossa saúde.

No contexto da agricultura familiar, o modelo de produção orgânica vem conquistando novos adeptos. A agricultura orgânica propõe produzir alimentos saudáveis, com fundamentos na sustentabilidade, minimizando os impactos causados nos ecossistemas e garantindo um solo fértil e uma água de qualidade. 

Essa perspectiva é fomentada pelo aumento da demanda por alimentos orgânicos e o resultado não poderia ser diferente: muitos agricultores familiares a expandirem a área de plantio e/ou convergirem do modelo convencional de produção para modelo orgânico. 

É por isso que estar presente na Feira Ecológica do Menino Deus é cooperar para que a alimentação nutritiva e saudável seja cada vez mais acessível a todos, contribuir com a sustentabilidade do planeta, ampliar a renda dos agricultores familiares e, principalmente, proporcionar desenvolvimento rural sustentável, com melhoria nos aspectos culturais, sociais e econômicos.

2022

Devido à pandemia, as atividades culturais realizadas na Feira Ecológica do Menino Deus estavam temporariamente suspensas. Mas, desde de Janeiro, seguindo todas as normas de segurança, a programação tem sido retomada. Dentre as novidades previstas estão oficinas, palestras, aulas de yoga, etc… 

O local conta com estacionamento gratuito, segurança e um ambiente arborizado que torna o momento ainda mais agradável.

A Feira Ecológica do Menino Deus é tão cheia de identidade e história que ganhou até um documentário próprio em seu aniversário de 25  anos. Para conferir mais, clique aqui.