Uma cidade que conta com diversas opções de esportes outdoor contribui para  qualidade de vida dos seus moradores. Buscar uma vida mais saudável e aliviar o estresse é o objetivo principal de quem busca atividades ao ar livre, mas você já pensou que esse momento também pode ser uma  oportunidade para apreciar a cidade? Esses são alguns fatores que motivam os porto-alegrenses a saírem de casa, antes ou depois do trabalho, para ocupar espaços públicos e praticar atividades físicas ao ar livre em diversos pontos da capital gaúcha.

Em Porto Alegre existem várias opções disponíveis, portanto, não há mais desculpas para você não se exercitar. Por isso, listamos algumas possibilidades para quem quer aproveitar nossa cidade de forma segura, além de cuidar da saúde física e mental. Veja qual modalidade faz mais o seu estilo, separe uma roupa adequada e vá para a rua.

Corrida e caminhada: essas são, com certeza, as modalidades mais democráticas que existem. Não importa a idade ou condicionamento físico, todo mundo pode calçar um tênis e uma roupa adequada e começar a caminhar ou correr. Caminhar ajuda a emagrecer, melhora a circulação sanguínea, o que pode prevenir doenças cardiovasculares, melhora o condicionamento físico e oferece um exercício que pode ser feito por todas as idades, sem muitas restrições. Porto Alegre conta com diversos grupos e também com assessorias especializadas para aqueles que preferem ser acompanhados por um profissional que garantirá a segurança e motivação para a prática. Seja nos diasem que a Av. Edvaldo Pereira Paiva está fechada para práticas esportivas ou então nas diversas áreas verdes da cidade, fazer uma caminhada ao ar livre é sempre uma ótima opção. 

Ciclismo: o ciclismo é um esporte que vem conquistando adeptos no mundo todo e pode ser uma alternativa para quem quer fugir de treinamentos aeróbicos em esteiras, por exemplo. Pedalar causa menos impacto nas articulações do que correr e queima calorias de forma tão eficiente quanto outros exercícios físicos feitos indoor. Além disso, ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras no sangue, o que melhora o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Segundo o portal Mobilidade Porto Alegre, em 2020, a capital chegou a 54 quilômetros de infraestrutura a quem utiliza a bicicleta para se locomover, se exercitar e ajudar o meio ambiente. Bons motivos não faltam né?

Skate: skate é bom para o corpo e para a mente. Esporte radical criado no início da década de 1960 e promovido a verdadeiro estilo de vida por muitos de seus adeptos, o skate influencia moda, música e arte. E agora é, ainda por cima, olímpico: uma das novas modalidades em Tóquio 2020. O Brasil teve destaquena competição, somando três medalhas de prata. Aqui em Porto Alegre, a cena do skate sempre foi muito presente no Parque Marinha do Brasil, cenário que deve ganhar força com a inauguração da maior pista de skate do mundo que está em execução no trecho 3 da revitalização da Orla do Guaíba. Uma pista incrível no pôr do sol mais bonito do sul do mundo é um belo motivo para iniciar no esporte. Para quem está pensando nisso, lembre-se de que é preciso começar devagar e se preparar para se arriscar mais quando só quando tiver força e confiança.

Esportes de quadra: existem muitos espaços disponíveis para esportes de quadra pela capital gaúcha. Para quem gosta de praticar futebol, vôlei ou basquete basta procurar uma praça ou parque mais próximo. Além desses pontos tradicionais, várias quadras já estão prontas e liberadas para uso na Orla do Guaíba. E por lá também tem espaço para outras modalidades. Quando concluído, o novo trecho revitalizado da Orla contará com 29 quadras, sendo duas poliesportivas, cinco de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, 12 de vôlei de areia, três de beach tênis e duas de tênis. Também possui quatro quadras infantis, sendo duas de concreto e duas de grama sintética. Sem desculpas, certo?

Esportes aquáticos no Guaíba: velejo, stand up paddle, wakeboard são modalidades que são frequentemente praticadas no Guaíba. Na capital, existem escolinhas, cursos e clubes para quem adere a um desses esportes. Além do desenvolvimento técnico, algumas dessas opções disponibilizam equipamentos e materiais de segurança adequados. Os esportes aquáticos garantem uma boa dose de serotonina, visual incrível e uma oportunidade de socializar e fazer amigos.

Yoga: o Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. Para quem sempre quis fazer Yoga, mas nunca conseguiu incluir a prática no orçamento do mês, saiba que há muitas opções de aulas gratuitas em Porto Alegre. Com uma simples pesquisa você pode descobrir alguns lugares que oferecem prática gratuita. Sem desculpas para não se manter equilibrado.

Benefícios da prática de esportes

Os esportes, além de serem atividades físicas excelentes para quem busca se manter em forma, são opções para quem busca integrar corpo e mente e colher os benefícios não apenas no momento em que está se exercitando, mas no dia a dia também.

Isso porque a prática de esportes promove um equilíbrio pessoal precioso, é uma ótima forma de reduzir os níveis de estresse de uma rotina cada vez mais exigente e é capaz de melhorar a autoestima e os níveis de felicidade de quem se exercita. Com tantas opções para praticar em Porto Alegre, basta escolher sua preferida e começar a melhorar sua vida agora.