Está difícil realizar o sonho de comprar seu imóvel, empreender ou viajar? Saiba que equilibrar o orçamento familiar é uma medida essencial para quem quer tirar os planos do papel. São vários os fatores que influenciam o orçamento de uma família: desde o padrão de vida dos seus integrantes aos gostos pessoais, passando pela forma que lidam com o consumo e desperdício.

Ficar sem dívidas, poupar dinheiro, investir e planejar o futuro. Esse é o desejo da maioria das pessoas com o seu orçamento mensal. Contudo, alcançar a saúde financeira só é possível com uma boa gestão da economia familiar, por isso, fique atento nas dicas abaixo:

Corte gastos desnecessários

Sabe aquele serviço de TV a mais ou aquela conta de telefone que pesa no orçamento? Certamente esse tipo de gasto consome uma parcela relevante da sua receita. Listar o que é essencial ou dispensável para você nesse momento é o primeiro passo. Ao classificar as coisas por ordem de importância fica mais fácil cortar aquilo que é supérfluo. 

Renegocie as dívidas

É impossível poupar enquanto houver acúmulo de dívidas. Seja para reduzir os juros das contas em questão ou até mesmo o valor da dívida em pagamentos à vista, tente fazer, sempre que possível, a renegociação dos débitos.

Parcelar a dívida, usar de forma consciente o décimo terceiro salário ou o adiantamento das férias para cobrir os valores em aberto são maneiras de evitar que esse seja um peso no seu orçamento por um longo período.

Pesquise os preços dos produtos

Estar atento aos valores do mercado e à diferença de preços entre estabelecimentos são atitudes que servem como pilar da economia doméstica. Diante de um mercado onde o serviço online tem muita força, a facilidade em pesquisar e comparar preços é muito grande. Ou seja, não tem desculpas!

Opte por refeições em casa

Comer fora pode representar um gasto significativo nas despesas de uma família.Então, a dica de economia doméstica é simples:  sempre que possível, opte por fazer refeições em casa para gerar uma grande economia em seu orçamento familiar.

Economize energia

No caso da redução de energia elétrica, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na sua conta ao final do mês. Medidas simples como não deixar as luzes acesas sem necessidades, diminuir o tempo no banho, utilizar lâmpadas de LED,  são algumas ações essenciais para reduzir o preço da sua conta de luz.

Reduza os gastos com transporte

Segundo a pesquisa do IBGE sobre Orçamentos Familiares (POF), os gastos com transporte superou os de alimentação no país. Esse tipo de despesa preencheu 18% do orçamento mensal das famílias.

Por isso é tão importante evitar gastos como aplicativos de transporte, otimizar o uso dos veículos da família e, sempre que possível, utilizar transportes públicos ou a bicicleta que além de auxiliar na economia, traz inúmeros benefícios para a saúde e para o meio ambiente..

Já pensou em renda extra?

Quando existe um objetivo claro como a compra de um imóvel por exemplo, muitas pessoas buscam uma alternativa para complementar seu orçamento até alcançar a meta.

Atualmente, existem diversas pessoas que buscam essa renda extra, seja montando o próprio negócio, prestando serviços de freelancer na internet ou em aplicativos de transporte.  

Estude educação financeira

Quanto maior entendimento você tiver sobre o conceito de educação financeira, mais fácil vai ficar para você executar ações para otimizar sua economia doméstica. Hoje existem diversos cursos gratuitos com especialistas da área para ajudar as pessoas a conseguirem parar de ter gastos e começarem a realizar coisas grandiosas.

Coloque essas dicas em prática e fique surpreso com a quantidade de despesas supérfluas e coisas que poderiam ser cortadas sem qualquer tipo de prejuízo à qualidade de vida dos integrantes da família.

A adoção de algumas medidas pode resultar em uma grande diferença nos gastos e despesas mensais – aquele empurrão que faltava na realização do seu sonho -, mas para que isso aconteça é essencial a participação de todos os membros da família para balancear o orçamento e garantir um futuro seguro a toda sua família.