Por mais que o tempo passe e os anseios mudem, o grande desejo dos brasileiros continua sendo o de conquistar a casa própria. Afinal, os gastos com aluguel costumam corroer o poder de compra de qualquer um. E para piorar, ao contrário dos investimentos feitos na casa própria, essa despesa não representa nenhum retorno no longo prazo ou acréscimo patrimonial. A sensação que fica, após anos e anos de pagamento, é que esse foi um dinheiro mal gasto

Por outro lado, adquirir a casa própria também não é uma tarefa fácil – esse é um objetivo de longo prazo que requer disciplina, organização e responsabilidade financeira.  Repensar hábitos de consumo e promover algumas mudanças de comportamento são ações que podem tirar o sonho da casa nova do papel, transformando-o em realidade! 

Entenda suas finanças

Entender qual sua situação financeira é o primeiro passo na realização do seu sonho, por isso, tire um tempo para avaliar quais são suas despesas. Organize-as entre fixas e variáveis e destaque tudo que pode ser evitado ou reduzido.

Seja detalhista nessa relação. Lembre-se que mesmo as despesas pequenas, quando somadas, podem ser decisivas no sucesso ou fracasso de um planejamento financeiro.

Estabeleça prioridades

Depois de entender suas finanças, faça uma lista de tudo que planeja conquistar. Dessa forma é possível traçar metas mais ajustadas com sua realidade e necessidades.

Elenque seus objetivos como viagem, cursar uma pós-graduação ou aprender uma nova língua, e reflita sobre o prazo para cada uma dessas realizações, o grau de importância para você, o que pode ser feito depois e o que é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Defina uma meta de tempo e valor

Todo planejamento de sucesso deve ter metas claras e bem definidas. Estabeleça o quando você quer acumular e um prazo viável. Lembre-se que o tempo e valor devem estar de acordo com o quanto você pode economizar por mês.

Controle todos os seus gastos

Juntar dinheiro para comprar um apartamento ou casa exige organização e por isso todos os gastos devem ser anotados. Além das planilhas no computador, existem várias opções de aplicativos de celular que auxiliam nessa tarefa. Essa é a melhor forma de evitar excessos e desperdícios. 

Escolhas inteligentes

Para que o planejamento seja realizado de forma leve e sem muito sacrifício, você terá que aprender a fazer escolhas inteligentes. Sabe aquela tarifa bancária por um serviço que você não usa? O pacote completo da TV à cabo que contém canais que você nem assiste? Esses pequenos gastos do dia a dia podem ser exatamente o que nos impede de poupar mais dinheiro no fim do mês – ou de ter menos privações durante o processo.

Fuja da tentação

Evite compras por impulso e também as situações que podem gerar um desejo incontrolável de gastar. Você não precisa parar de comprar, mas também não deve adquirir coisas desnecessárias apenas por consumismo. Lembre sempre do seu objetivo e reforce o pensamento de que a recompensa por essas renúncias valerá a pena no final.

Comece já!

Não deixe para depois o que você pode começar agora. Comprar um apartamento ou uma casa é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Alcançar essa conquista tem mais a ver com planejamento do que com a quantidade de dinheiro que você ganha. Se o seu salário for alto, mas os seus gastos também, você dificilmente terá uma quantia suficiente para poupar e investir. 

Aqui na Viva o Bairro estamos prontos para ajudar você a realizar o seu sonho. Desde a busca pelo imóvel ideal até uma consultoria completa onde um de nossos consultores aciona  instituições financeiras e consulta as possibilidades de crédito condizentes com seu perfil bancário. Entre em contato!