A Cidade Baixa é um dos bairros mais democráticos e especiais da Capital gaúcha. Localizado pertinho do Parque Farroupilha e do Campus Central da UFRGS, a área que é sinônimo de boemia e descontração tornou-se um daqueles locais que precisam ser visitados pelo menos uma vez na vida – ou todos os finais de semana!

A área é uma das mais históricas de Porto Alegre e isso pode ser percebido por quem anda por suas vielas. É  em um ambiente democrático e cosmopolita que charmosos espaços culturais abrem suas portas pelo bairro para promover atividades dos mais diversos estilos – por isso que todo mundo se sente um pouco em casa quando está na CB.

Falando em histórtia, a urbanização da Cidade Baixa começou no fim do século XIX, com a chegada das primeiras famílias italianas e de negros livres. Com o desenvolvimento da região foi possível conectar a zona sul com o centro da cidade – a Cidade Baixa está próxima de outros bairros centrais, como o Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Azenha e Farroupilha, facilitando acesso a universidades, grandes parques, shoppings, à rodoviária e diversos outros pontos essenciais para o seu dia a dia.

E para provar o quanto esse bairro é especial, listamos algumas atividades para você fazer e se apaixonar de uma vez por todas pela Cidade Baixa.

Conhecer os cafés e espaços culturais

Se você é mais reservado e prefere programas mais tranquilos, a Cidade Baixa também não deixa a desejar nesse quesito. O bairro conta com diversos cafés e restaurantes com decorações especiais e espaços aconchegantes. Também existem opções de bares mais reservados, que funcionam inclusive durante o dia.

Casa Baka: Com um edifício considerado patrimônio arquitetônico da cidade de Porto Alegre, a Casa Baka tem foco nas artes visuais e uma extensa programação com exposições de artistas contemporâneos, feiras, cursos, workshops e eventos diversos. De oficina de meditação e escrita criativa até aulas de dança e pintura, há muito a se descobrir por lá. A visitação está temporariamente fechada

MEME Santo de Casa Estação Cultural: Em um ambiente multiuso, o Meme Santo de Casa tem a proposta de reunir várias manifestações de arte e cultura, com direito a espetáculos, cursos, oficinas e performances. A agenda de atividades é rica, passando por apresentações musicais a aulas de dança contemporânea, meditação, alongamento e expressão corporal.

Museu Joaquim José Felizardo: Criado em 1979, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo dispõe de acervo com milhares de itens dos séculos XIX e XX, de objetos de decoração a peças de vestuário. Há, ainda, peças do período pré-colonial, e mais de 9 mil fotografias antigas de Porto Alegre. É possível agendar visitas mediadas através do e-mail educativomuseu@portalegre.rs.gov.br.

Travessa dos Venezianos: Não é exatamente uma atração, mas é daqueles pontos que valem uma passadinha, sabe? Consiste em uma ruela charmosa com casinhas geminadas coloridas e calçamento original. As 17 residências foram tombadas pelo Patrimônio Histórico. É tudo uma gracinha. Vale procurar pelo Bistrô da Travessa, que fica no nº 25 e serve pizzas fantásticas.

Aproveitar o melhor da gastronomia

Quando a fome bater, não precisa ir muito longe: a Cidade Baixa conta com restaurantes que agradam vários paladares e orçamentos – respeitando o perfil democrático do bairro.

The Raven Restaurant: Para quem está em busca de um restaurante mais elegante, o The Raven é uma ótima pedida. Com ambiente rústico e charmoso, o estabelecimento aposta na gastronomia mediterrânea e todas as maravilhas da culinária internacional. A cozinha do local, que homenageia o escritor Edgar Allan Poe, é comandada pelo chef Julio Cefis. Entre os destaques estão pratos como Fettuccine aos Frutos do Mar e Linguado à Belle Meuniere.

Studio Dos Aromas: Já considerado o melhor bistrô de Porto Alegre, o Studio dos Aromas é comandado pela chef Natalie Machado e é um encanto. Daqueles lugares simpáticos aos olhos e ao paladar, sabe? Cheio de detalhes que fazem a diferença. O menu varia todos os meses e é fixo para cada dia da semana, sendo composto por couvert, entrada, prato principal e sobremesa. É importante fazer reserva. Vegetarianos/veganos ou intolerantes também são bem-vindos e podem usufruir de um cardápio adaptado, necessitando apenas avisar com um dia de antecedência.

Mandarinier Gastronomia: Autoria dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola, o Mandarinier trabalha somente com menu do dia. A comida servida preza por ingredientes da estação e de pequenos produtores. No site é possível conferir os pratos de cada dia. Algumas das delícias são curry de moranga com frango e arroz thai jasmim, risoto de moranga com bacon crocante e porco com purê de batata e queijo colonial.

Curtir a noite na CB

A vida noturna na Cidade Baixa oferece casas de festa para diversos tipos de público. Seja qual for sua idade ou gosto musical, uma delas com certeza vai proporcionar a festa ou o show ideal para a sua diversão.

A Virgem Bar: Atendimento atencioso, ótimos drinks e petiscos pra lá de saborosos. A Virgem Bar é um daqueles lugares com uma vibe bem descolada, com diferentes ambientes e um disputado espaço no pátio. Tanto os pratos quanto as bebidas são servidos com muito estilo, sendo que as pizzas são extremamente elogiadas.

Dirty Old Man: O pub Dirty Old Man Bar é inspirado pelo escritor Charles Bukowski e essa inspiração está espalhada pela casa através das máquinas de escrever antigas penduradas nas paredes e das frases e poemas estampados nos cardápios. O lugar é aconchegante, ótimo pra encontrar os amigos e curtir uma noite sem frescuras regada a drinks, cervejas especiais e petiscos deliciosos.

Pinacoteca Bar: Uma mistura de arte, cultura e bar: o Pinacoteca é perfeito para quem ama exposições, e não dispensa uma boa cerveja gelada. O espaço se abre para mostras de artistas locais – como o fotógrafo Douglas Porto, que apresenta suas criações fotográficas durante todo o mês de abril deste ano. A agenda é divulgada na página do Facebook do local, bem como o cardápio do almoço, que muda todos os dias.

Já pensou em morar na Cidade Baixa?

Gostou das nossas dicas? A Cidade Baixa é uma vizinhança perfeita para os amantes da cultura e do estilo de vida mais cosmopolita. Conheça o GO Cidade Baixa, o mais novo integrante da linha GO, da Melnick.

A infraestrutura e o lazer diferenciados ganham um toque família, trazendo opções de apartamentos maiores e espaços pensados para os pequenos. Para quem gosta de um viver urbano. Para investir. Para morar. Para você.

Sua localização no coração da Cidade Baixa torna a experiência da moradia completa, com restaurantes, praças, bares, supermercados, escolas e faculdades com rápido e fácil acesso e, por ser um bairro completo, atende à todos os gostos e idades.

O empreendimento conta com apartamentos de 49 a 90m² e studios a partir de 27m² e infraestrutura e lazer de ponta. Venha conferir os imóveis:

Quer saber mais? Entre em contato ou acesse nosso site.