Provavelmente, você já ouviu falar sobre a tendência da área gourmet integrada nos imóveis, não é mesmo? Sabemos o quando a pandemia do novo coronavírus mexeu na economia e na preferência dos consumidores. No que diz respeito aomercado imobiliário, é possível observar uma nova necessidade: a de unificar os ambientes do lar para se conectar mais com as pessoas – e a área gourmet surge como uma ótima forma de compor os espaços.

Na prática

A varanda gourmet serve como uma extensão da cozinha e da sala. É um espaço para apreciar uma boa comida, socializar com amigos e parentes, relaxar e se divertir. Enquanto há alguns anos, a varanda era utilizada apenas para se encantar com a vista ou descansar por um tempo, hoje ela é reconhecida como um ótimo lugar para confraternizar com pessoas queridas. As principais características do espaço gourmet são:

  • churrasqueira gourmet;
  • bancada com pia;
  • mesa, cadeiras, pufes e banquetas;
  • armários práticos;
  • utensílios de cozinha;
  • frigobar ou adega climatizada.

Organizar e decorar esse ambiente também é uma oportunidade bacana para soltar a imaginação. Não é preciso gastar muito para decorar bem: que tal aproveitar o espaço para colocar plantas, quadros e itens afetivos? Vale usar a criatividade e experimentar o que combina mais com o seu imóvel e o estilo da sua família.

Vantagens

Mais espaço: isso mesmo. Uma das grandes vantagens do conceito aberto é proporcionar mais espaço para o seu imóvel. Como isso acontece? Primeiramente porque as paredes ocupam espaço. Em apartamentos compactos, todo “10cm a mais” é vantagem. E, ainda nesse sentido, as paredes delimitam os ambientes. No conceito aberto, seu apartamento ou casa tem os espaços integrados, sem “começo” ou “fim”, como já citamos, e isso proporciona sensação de ambientes maiores, menos limitados.  

Mais mobilidade: uma super vantagem do conceito aberto é o ganho na mobilidade. Essa ideia é pouco explorada no conceito mas é muito significante, principalmente para famílias com pessoas mais velhas ou com alguma dificuldade de locomoção. Com menos paredes, também temos menos portas e, provavelmente, menos degraus. Os ambientes integrados pelo conceito aberto são mais livres e proporcionam mais mobilidade e segurança aos moradores. 

Mais luz: um outro motivo importante para você investir no conceito aberto no seu apartamento ou casa é que o ambientes terão mais luz. O raciocínio é simples: sem paredes para fechar o ambiente, há mais aproveitamento da iluminação que entra pelas janelas. Quando falamos em sala integrada à sacada ou varanda, isso fica ainda mais perceptível. Ambientes bem iluminados, além de contribuir para a diminuição do consumo de energia elétrica, ainda proporciona ambientes mais aconchegantes e arejados. 

É bem difícil encontrar lançamentos que não dêem destaque ao conceito aberto da área gourmet. Além de valorizar o imóvel, o espaço gourmet proporciona maior interação entre as ambientes, tornando possível reunir amigos e família de forma confortável e agradável –  é isso que faz dela um dos maiores diferenciais dos novos empreendimentos imobiliários. 

Para quem gostou da ideia mas já tem um apartamento ou casa com todos os cômodos divididos, não desanime. Muitas plantas possibilitam a remoção de paredes que dividem alguns ambientes, possibilitando o conceito aberto sem muito trabalho. Conte com a ajuda de um engenheiro civil ou um arquiteto para ter todas as vantagens do conceito aberto na sua casa.

Se para você, possuir uma área gourmet é pré-requisito na compra de um imóvel, entre em contato. A Viva o Bairro é formada por uma equipe de pessoas que conhecem muito bem nossas principais regiões de atuação, que se qualificam cada vez mais para lhe assessorar, ajudar a solucionar todas as suas dificuldades e encontrar o imóvel perfeito para você.  Confira nossas opções.