Faz algum tempo que citamos aqui no blog alguns impactos da pandemia no mercado econômico e o quanto ela refletiu nas preferências e nos hábitos dos consumidores. O lado bom disso? O público e o mercado viram que existem novas perspectivas, tecnologias e modelos de processos que otimizam o melhor do digital sem esquecer da atenção pessoal que todo cliente merece.

O mercado imobiliário também está mudando e o objetivo é atender aos clientes que esperam cada vez mais por fotografias com alta qualidade, imagens em 3D, vídeos com excelente definição, assinaturas remotas, comunicação em tempo real por aplicativos de contato, entre outros. Para isso algumas tecnologias já podem ser observadas:

Redes sociais

Não dá para falar em modernizar a atuação em qualquer área ou segmento do mercado sem citar o poder das redes sociais. Esse tipo de mídia mudou a maneira pela qual as pessoas se relacionam em todo o planeta e, naturalmente, isso impactou as formas pelas quais os clientes consomem e descobrem oportunidades no setor imobiliário.

Muitos dos clássicos anúncios de propriedades, por exemplo, aparecem nos principais sites do gênero, quando o usuário está checando o seu perfil ou olhando as postagens disponíveis. Além disso, há uma questão de autoridade: empresas e profissionais que não marcam presença nas redes sociais, simplesmente não são lembrados e acabam fora da linha de influência de muita gente.

Realidade virtual e Tour Virtual

Assim como as redes sociais, a realidade virtual vem se tornando cada dia mais presente na vida das pessoas e, naturalmente, veio impactar as transações realizadas no mercado imobiliário. Ainda mais em tempos de pandemia, com a necessidade de isolamento e distanciamento social, essa pode ser uma ferramenta de praticidade e segurança, assim como o tour virtual.

A rotina intensa de visitas, por exemplo, parece ser coisa do passado. É viável apresentar um número bastante elevado de propriedades disponíveis na carteira, utilizando esses recursos para que os interessados identifiquem aquelas que mais interessam e, só assim, se for o caso, agendem para conhecer o local ao vivo para fechar o negócio. Tempo é dinheiro!

Drones

Você já ouviu falar dos drones no mercado de imóveis? Eles estão se tornando um dos recursos mais interessantes do mercado. Com um drone, é possível apresentar um imóvel sob perspectivas bastante diferentes e interessantes.

É possível oferecer uma noção diferente de cada cômodo, do espaço de lazer, destacar o entorno ou até mesmo exibir as melhores características do bairro. Além disso, como o equipamento barateou muito nos últimos anos, o custo-benefício é excelente.

Atendimento remoto

Da mesma forma que os clientes preferem mais comodidade ao conhecerem os imóveis pela internet, utilizando recursos como fotos, vídeos e os drones, eles também requisitam que, pelo menos, uma boa parte dos trâmites possam ser feitos a distância. Por isso, o atendimento remoto é outra grande tendência.

Isso pode ser feito por meio de uso de aplicativos de comunicação, com mensagens instantâneas e respostas em tempo real. Existem alguns cartórios que, em função da pandemia, estão oferecendo serviços online, como assinaturas e autenticações, para facilitar transações. Vale destacar também os bots, que são softwares de inteligência artificial que fazem o primeiro contato no site.

QR Code

Você já deve estar familiarizado com o uso do QR Code em diversos segmentos, como em restaurantes, por exemplo. No entanto, é preciso saber que ele também vem sendo um recurso interessante para o mercado de imóveis, utilizando essa tecnologia que está presente em quase todos os celulares com as câmeras de hoje.

Basta ter acesso à internet para escanear e ler o QR Code, no qual as principais informações e dados de uma propriedade podem ser disponibilizados, e até uma pessoa que esteja passando pela rua pode visualizar. Sendo assim, panfletos e cartazes serão coisa do passado e você pode melhorar a experiência do cliente antes mesmo de ele entrar em contato com a imobiliária.

Aqui na Viva o Bairro estamos sempre antenados nas novidades e trabalhando para oferecer o melhor aos nossos clientes sem esquecer que a tecnologia é importante e muito bem vinda, mas o olho no olho e a confiança criada após uma conversa franca são imprescindíveis. 

Acreditamos nisso, em um futuro híbrido onde possamos contar com o melhor dos dois mundos: a tecnologia a favor de todos e as relações humanas que nenhuma máquina substitui!