Dados do Homer , plataforma que oferece soluções tecnológicas ao mercado imobiliário, mostram que, para 45% dos profissionais do setor entrevistados, os imóveis que estarão no topo do ranking de procura neste ano serão os residenciais, com espaço para home office, e em regiões mais centrais. 

O trabalho em casa foi uma estratégia adotada por muitas empresas durante a pandemia do novo Coronavírus. Além da demanda forçada, o home office tem surgido como alternativa para quem não vê otimização de tempo e qualidade de vida na dinâmica tradicional de trabalho.

Essa transição pode ser desafiadora já que se adaptar a uma nova rotina exige disciplina, por isso, contar com um ambiente favorável pode fazer toda diferença na sua produtividade. 

Encontre o local ideal na sua casa

Para manter a produtividade no home office é interessante estabelecer um lugar fixo na casa que seja dedicado ao trabalho. Se você não tem um cômodo para isso, como uma biblioteca ou escritório, escolha um cantinho e o prepare para isso. O ideal é que seja um ambiente bem iluminado (de preferência com luz natural), silencioso e espaçoso. Assim você pode organizar tudo que precisa.

Posicionamento da janela e luz

O ideal é que a mesa fique perpendicular à janela, assim a iluminação não fica diretamente no seu rosto quando você estiver trabalhando — o que pode ser desconfortável se houver muito sol — e também não gera reflexos na tela do computador, como aconteceria se você ficasse de costas para a luz do dia. 

Lembre-se que também é importante ter uma luz direta acima da mesa caso você continue trabalhando depois do pôr do sol.

Utilização do ambiente

Nem todo mundo tem a possibilidade de reservar um cômodo só para o trabalho. Muitas vezes é preciso usar a mesa de jantar ou da cozinha como estação de trabalho. Nesses casos, é interessante que você tenha horários certos para cada atividade: trabalho e refeição

É importante lembrar de fazer essas pausas também, como você faria se estivesse no escritório — e não levar o prato para a frente do computador. A questão laboral também merece atenção: mobiliário adequado e bem posicionado é garantia de  produtividade e saúde em dia.

Organização do espaço

Com o local de trabalho definido, é hora de organizar o espaço. Para manter a produtividade no home office, é necessário manter alguns hábitos e estrutura que utilizaria no escritório externo. Isso envolve a organização e decoração do ambiente. 

Montar a mesa com itens que são úteis no trabalho, utilizar cores e plantas é uma estratégia que ajuda a equilibrar o ambiente e torná-lo mais aconchegante. Nesse momento, o fator emocional também tem grande influência e deve ser levado em consideração. Para quem quer se inspirar, no Pinterest tem várias referências bacanas.

Ainda sabemos muito pouco sobre como será nossa vida daqui pra frente. Porém, é importante perceber os padrões que já foram quebrados e os novos paradigmas que se estabelecerão a partir dessa experiência. E, se por conta disso, você está procurando espaços mais confortáveis, com terraços e áreas externas maiores, entre em contato com um de nossos consultores.

Somos uma imobiliária com foco em melhorar o atendimento do mercado Gaúcho. Para isso, fizemos parte da Rede Gaúcha de Imóveis, a maior rede de imobiliárias do sul do Brasil.

Para nós, cada imóvel tem um motivo especial para existir. Por isso, nosso trabalho é encontrar os melhores imóveis que combinem com as necessidades que você procura.