Conquistar o próprio imóvel é o sonho de muitas pessoas. Esse momento especial requer atenção e muita pesquisa já que trata-se de uma decisão importante. 

A procura pelo imóvel ideal não precisa estar concentrada apenas em imóveis novos. Vamos apresentar as principais vantagens em adquirir um imóvel usado. Para que a negociação seja concluída com sucesso, é importante saber que você deve sempre contar com o auxílio de um corretor de imóveis que conheça bem o mercado.

Conhecimento integral do imóvel

Escolher um imóvel é algo muito importante. Normalmente é o local onde o comprador e sua família passarão muitos anos de suas vidas. Por isso, uma das grandes vantagens de comprar um imóvel usado é a de conhecer o local exatamente como ele é. 

Detalhes como iluminação, acabamento, ventilação, posição solar fazem toda diferença para que o lar seja um ambiente confortável e acolhedor. Verificar todos esses detalhes antes da compra diminui – e muito – a chance de arrependimentos futuros.

Outra informação prévia importante é em relação aos custos fixos do imóvel. Saber de antemão o valor do IPTU e do condomínio evita surpresas desagradáveis que podem comprometer o orçamento familiar.

Menores preços e possibilidade de ofertas

Sabe a lógica do carro novo? Se souber de quem e onde comprar, é provável que você consiga fazer um ótimo negócio. Com imóveis usados também funciona assim! Às vezes, com  o mesmo valor que seria necessário para a compra de um novo, é possível comprar um usado com um nível superior.

Outro ponto em relação a isso é que a compra do imóvel usado geralmente é realizada com pessoas físicas, não com construtoras e, sendo assim, é possível negociar o pagamento (imóvel na troca, entrada e parcelamento) e encontrar boas oportunidades. Existem casos em que o vendedor coloca o preço abaixo do valor de mercado por diversos motivos: uma dívida para quitar, mudança para outro local, necessidade de dinheiro em mãos para fazer um investimento… Esses cenários são recorrentes e tornam-se uma vantagem incrível para quem está comprando.

Apartamentos mais amplos

O aquecimento do mercado imobiliário resultou em uma alta demanda para construtoras que, para aproveitarem o momento e venderem o maior número de imóveis possível, têm desenvolvido projetos de imóveis mais compactos. Esse é um dos motivos pelos quais os imóveis mais usados costumam ter uma área significativamente maior do que um novo – e pelo mesmo preço. 

A média de tamanho de um apartamento novo de 2 quartos é de 60m², enquanto um apartamento mais antigo costuma ter 90m².  É bastante diferença, certo? Além disso, os apartamentos antigos geralmente contam com um pé direito mais alto e janelas maiores, o que favorece a iluminação, e um acabamento de melhor qualidade. 

Localização do imóvel

Poder visitar o local do imóvel, conhecer as redondezas, o comércio, as opções de lazer e estrutura para sua família também é algo que a compra de um imóvel usado proporciona. 

Normalmente, os imóveis usados estão localizados em bairros mais nobres – já que a densidade populacional faz com que apenas áreas mais afastadas estejam disponíveis para novas construções. Um exemplo disso são os apartamentos incríveis que estão disponíveis no Bairro Menino Deus.

Mudança mais rápida

Para quem tem pressa em fazer a mudança, a melhor alternativa é um imóvel usado. Eles são entregues em um prazo de mais ou menos 30 dias depois da compra e, em alguns casos, até mesmo imediatamente após o fechamento do negócio.

Razões suficientes para considerar a compra de um imóvel usado, não é mesmo? Lembre-se que contar com o apoio de uma Imobiliária capacitada faz dessa procura algo seguro, leve e especial, como o momento pede e como você merece.