Vários aspectos devem ser observados no momento de adquirir novo imóvel. Compreender seu perfil e suas reais necessidades é o que vai assegurar o sucesso da sua escolha

A tarefa de encontrar o imóvel ideal sempre vem carregada de uma grande responsabilidade. Trata-se de um investimento significativo e de uma decisão que se tornará parte da sua vida – e da sua família, por muito tempo.

Para que a escolha seja correta, é fundamental alinhar suas expectativas – valor para investimento e prioridades -, e, dentro disso, buscar por um bairro que atenda sua rotina e seu estilo de vida. Aqui na Viva o Bairro, conhecemos bem esse momento e, para auxiliar, elencamos alguns pontos que devem ser levados em conta por quem está procurando um novo imóvel.

Movimento

Sentir-se bem no bairro onde você mora tem tudo a ver com a dinâmica do local. Por isso é importante refletir sobre como é o lugar que você imagina viver: tem características de um bairro mais residencial e tranquilo ou é uma área agitada com bares e comércio vasto? Uma família com filhos pequenos, provavelmente, terá dificuldade em se adaptar em um bairro de universitários, por exemplo.

Localização

Muitas pessoas não abrem mão de uma boa localização. Esse é um fator que interfere muito na qualidade de vida e até mesmo no custo fixo de uma família. Afinal, menos trânsito é sinônimo de menos estresse, menos combustível e mais tempo para fazer o que gosta. 

Mobilidade

Poder fazer tarefas do dia a dia andando, contar com transporte público, ciclofaixa e ter por perto as principais avenidas e vias de acesso à cidade também é bom critério a ser avaliado. Se você não abre mão da sua autonomia, esse é um aspecto que merece atenção.

Estrutura

Itens como iluminação pública, coleta de lixo e abastecimento de água dizem muito a respeito do local. Pesquisar sobre como os serviços públicos são oferecidos à região é essencial quando se está procurando um imóvel. Além disso, verifique se o bairro dispõe do que é indispensável na rotina da sua família: escolas,  padarias, mercados, farmácias, restaurantes, atendimento médico, lojas e outros pontos comerciais

Lazer

Se a família não abre mão de atividades sociais, esportivas e programas ao livre, é preciso avaliar se a região conta com opções  de áreas verdes, praças, parques, clubes e academia. 

Essas são nossas sugestões, possivelmente você tem outros aspectos importantes, afinal é uma escolha muito particular. Por isso é fundamental entender que quanto mais você souber o que quer, menores serão as chances de acabar se mudando para um local equivocado.

Depois de pensar em tudo o que é importante para você e avaliar suas possibilidades, vale a pena colocar tudo no papel ou bloco de notas para visualizar o melhor o cenário geral – esse será o seu norte no processo de busca.Outra dica importante é explorar o bairro em dias e horários diferentes, assim é possível observar todos os detalhes da região. Faça isso em um passeio de carro, de bicicleta, ou mesmo em uma caminhada. Assim você terá melhores condições de analisar se o local atende sua lista de requisitos.

www.vivaobairro.com.br